A NOSSA HISTÓRIA

A NOSSA HISTÓRIA

A ADILO foi criada em 21 de Abril de 1995, na sequência de um projeto comunitário, financiado pela iniciativa Horizon, que desenvolvia trabalho na comunidade de Lordelo do Ouro. Este projeto, promovido pela Junta de Freguesia, definia como resultado a criação de uma Agência Local que continuasse a dinamizar e a dar resposta às necessidades da população vulnerável. Assim, foi constituída a ADILO, cujos sócios fundadores foram:
  • Junta de Freguesia de Lordelo do Ouro

  • Centro Social da Paróquia Nossa Senhora da Ajuda

  • Paróquia de S. Martinho de Lordelo do Ouro

  • Associação das Obras Sociais de S. Vicente de Paulo

  • Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo

Desde então, a ADILO tem procurado dar resposta às múltiplas questões sociais com que se depara a comunidade, procurando mediar e facilitar processos de inclusão social.

MISSÃO - VISÃO - VALORES

Missão

Promover o desenvolvimento comunitário e apoiar a população mais vulnerável.

A ADILO tem centrado a sua intervenção na criação e dinamização de estruturas e serviços de apoio social e na conceção e desenvolvimento de projetos de intervenção em diversas áreas, nomeadamente emprego e formação, apoio psicossocial a crianças, jovens, adultos e famílias, promoção da cidadania, empoderamento comunitário (apoio à criação de associações de moradores, juvenis e suporte ao movimento associativo).

Visão

A ADILO defende a construção de uma comunidade mais empoderada e inclusiva, na medida em que acredita que a resolução dos problemas sociais deve ser encontrada coletivamente. Pretende contribuir para diminuir as assimetrias ecossociais de Lordelo do Ouro e contrariar as dinâmicas de marginalização e vulnerabilidade social do território.

Valores

Solidariedade. Autonomia. Autodeterminação. Respeito pela dignidade e integridade das pessoas. Cooperação.